Para Santos, com amor

Preciso confessar que a ideia de voltar para o Brasil me assustava um pouco. Me assustava por vários motivos: além das noticias não muito animadoras que chegam lá fora a respeito do meu País de origem, uma certa preocupação tomou  conta dos meus pensamentos dias antes de pegar o avião. Não sabia como seria esse reencontro, depois de tanto tempo longe.O que eu iria sentir ou deixar de sentir. Não conseguia me imaginar em Santos; minha cidade natal, cidade onde nasci e passei boa parte da minha vida até me jogar no mundo pela primeira vez.

celular-tudo-5370
Santos, São Paulo, Brasil. Só aqui o mar fica laranja.

Fazia um trabalho mental de me imaginar nos lugares, andando pelas ruas e não me via ali. Achei que tudo que vivi ali fazia parte do meu passado e já não cabia mais na minha vida. Sei lá, quando a gente viaja e conhece um milhão de mundos, um milhão de maneiras de se fazer a mesma coisa, é tão complicado chegar em um lugar e ver que ainda tem gente fazendo exatamente as mesmas coisas, da mesma maneira e à muitos anos. Isso me dá preguiça, tenho preguiça da mesmice. Pode ate ser o mesmo, mas contanto que seja feito de uma maneira diferente. A graça da vida esta ai, no improviso, na mudança, no impermanente, no mutável. Isso eu aprendi viajando. Aquilo que está ali um dia e significa tanto naquele momento, de repente, como um passe de mágica, não esta mais lá. Mas não porque acabou, e sim, porque se transformou. Tudo na vida se transforma e cabe a nós, termos essa sabedoria, de  também transformarmos a nós mesmos e assim, transformamos  o ambiente a nossa volta. E isso aconteceu comigo, mas algumas “fichas só caíram”  quando eu voltei pra Santos.

celular-tudo-2193
Minha casa, minha praia, minha areia, meu mar, doce lar.

 

Me dei conta  do quanto eu  me transformei, do quanto eu me tornei diferente daquela Simone de dois anos atrás, quando larguei tudo e para alçar voos mais altos. E quando falo de voos mais altos, não falo de sucesso profissional, de dinheiro ou fama; falo de coisas muito mais profundas, muito mais densas. Falo de auto conhecimento, auto preservação, auto confiança, falo de viver o sonho, do encontro com si mesmo, de colocar a cabeça pra fora da manada e trilhar o próprio caminh0. E quando encontramos o nosso caminho, ele não tem volta, portanto, voltar é uma  palavra que não faz  parte do meu vocabulário (rs). A vida segue adiante, não importa o quanto estagnado a gente fique, ela sempre vai seguir em frente e felizes daqueles que se tocam disso o quanto antes, abençoados os que despertam, os que renascem em vida. Eu faço parte desse time. Vivo para renascer, cada vez mais matando o meu ego e meu apego. Cada vez mais tirando minhas mascaras e minhas roupas (no sentido figurativo e literal) hehe

‘As vezes nua, as vezes louca, ora sábia, ora como tola. Dessa forma eu vou caminhando pelo mundo: livre’  Adaptação de verso Indiano

 

celular-tudo-4993
Deitada eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e a luz do céu profundo.

Mas voltar está sendo maravilhoso, reencontrar o mar, o meu mar. O mar onde aprendi a nadar, o mar onde não aprendi  a surfar, mas tentei varias vezes. Reencontrar e abraçar minha família, que me quer tão bem. O  reencontro com meus verdadeiros amigos, que fazem eu me sentir tão querida. Poder ir na Vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro. Andar de bicicleta pela ciclovia, tomar agua de coco e ver  o por do sol mais lindo do mundo. Sim, Santos tem o por do sol mais lindo que eu já vi. O céu fica colorido como em nenhum outro lugar.  Tomar caldo de cana e comer açai, biscoito de polvilho e queijadinha da Praiano.rs Ahhh, Santos dos canais, das muretas, das corridas até a balsa, do suco da Isa. Santos do maior time de futebol de todos os tempos: o Santos Futebol Clube. Santos do Pelé, do Clodoaldo e da filha dele. rs Não há no mundo, lugar como a nossa casa, lugar  onde estão nossas  raízes, por mais que tenhamos asas.

 

222376_10150191989447500_7060787_n
S.F.C = Simone Filha do Clodoaldo. rs entendeu a piada?!

 

celular-tudo-2363
Santos me incentiva a fazer esporte, a ter contato com a natureza. Santos me deu a Nini. E só isso já me faz eternamente grata.

 

celular-tudo-2259
Santos é uma Ilha.Sonífera Ilha,descansa meus olhos, sossega minha boca e me enche de luz.

 

celular-tudo-2537
Tomar agua de coco a beira mar.

 

celular-tudo-5713
A vila mais famosa do mundo fica em Santos, a Vila Belmiro.

 

celular-tudo-4982
Santos, eu gosto de você.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *