Viajando de trem na Alemanha

de trem na Alemanha 1

É muito comum viajar de trem na Alemanha, aliás, em praticamente toda a Europa: tem gente que mora em Hamburgo e vai, diariamente,  trabalhar em Berlim e vice e versa. Mas, o que para alguns é a  coisa mais normal do mundo para, para outros pode significar uma experiência e tanto. Foi o caso da minha primeira viagem de trem com a Nini. Eu estava tão empolgada com o acontecimento, que mesmo ter que acordar as 5h da manha para pegar o  trem as  6:34, não me deixava de mal humor.

No dia anterior, fui à estação comprar a passagem. Também dá pra comprar pelo site www.onlytrain.com, mas como viajo com a Nini, achei melhor ir pessoalmente para tirar algumas duvidas e deixar tudo certinho, para não ter nenhuma surpresa na hora da viagem. Eu imaginava que seria fácil, como todas as coisas aqui na Alemanha. Impressionante como eles são descomplicados, o sistema facilita a vida do cidadão comum, ao invés de complicar, é admirável! E como era esperado, foi tudo bem simples. Ao chegar no guichê, perguntei à atendente o que precisava fazer para levar a Nini comigo, e ela me explicou: cachorros pagam passagem como se fossem uma criança, que custa metade do valor da passagem do adulto. A minha custou $29, euros e a da Nini, $14,50 . O valor da passagem varia de acordo com os horários. Os trens que partem bem cedinho e os que partem mais tarde,são mais baratos. Entre as 10h e 18h costumam ser mais caros. Para viajar de trem com cachorro não é necessário  uma preparação especial, como no avião. No trem não precisa da casinha, nem de documentos e nem de autorizações.

de trem na Alemanha 2
Nini ganhou nota 10 no quesito comportamento. Ficou quietinha a viagem inteira, uma fofa.

No dia da viagem lá fomos nós. Peguei o metrô na estação mais próxima de onde estou morando. O metrô me deixou praticamente dentro da Estação de Trem. O metrô em Hamburgo e em Berlim funciona 24h por dia, 365 dias por ano. Quanto mais tarde, menos trem operando, mas mesmo assim, dá pra ir a qualquer lugar, a qualquer hora.

Eu amei viajar de trem. Além de ser mais barato que avião, não precisa chegar com 1 hora de antecedência, como acontece com os voos. Chegando 5 minutos antes dá partida já está ótimo. Não tem check-in e também não despacha bagagem. A mala vai dentro do trem e não tem limite de peso. A verificação da passagem é feito por um fiscal, durante a viagem. Dá pra andar dentro do trem, é bem espaçoso e tem uma cafeteria, que vende lanches e bebidas, inclusive cerveja.

O horário do trem era 6:34 da manhã e o danado chegou as 6:30 e as 6:34 em ponto ele estava partindo. A viagem durou 1:40 e a paisagem é linda, tem muito verde na Alemanha  e o trem vai passando por uns vilarejos super charmosos que dá vontade de pedir pra maquinista parar pra eu descer e fazer uma foto. Não sei exatamente qual a velocidade que o trem atinge, sei que é bem rápido e na hora que o trem que  vem na direção oposta, cruza com o nosso, faz barulho e dá um medinho; pelo menos pra mim, que sou marinheira de primeira viagem.

Espero que vocês tenham gostado da nossa  aventura de trem pela Europa porque eu e Ninoca adoramos e já estamos pensando nas próximas.

Nini de role por Berlim 

de trem na Alemanha 3
Depois do trem, pegamos o metro para chegar até o centro de Berlim. Cachorros são permitidos em todos os transportes coletivos de Berlim: metro, trem e ônibus.

 

de trem na Alemanha 4
Um dos nossos lugares favoritos em Berlim: Mauer Park; que significa Parque do Muro. O muro de Berlim já foi simbolo de guerra e desunião.Hoje, é um local onde artistas e cidadãos comum se encontram para expressar a sua arte.

 

de trem na Alemanha 5
Bebendo água da poça. Adoro as “viralatisses” da Nini.

 

de trem na Alemanha 6
Mesmo sem saber falar alemão, Nini anda fazendo muitos amigos por aqui.

 

de trem na Alemanha 7
A Nini enche minha vida de significado e amor.

You may also like

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *