Viajando com cachorro para a África do Sul

Nini dá dicas de Cape Town

Nunca contei  pra vocês sobre o caminho que percorri, até  embarcar  com a Nini rumo a África do Sul; porque achei que não haveria outra louca como eu, pra ter a  ideia de  levar seu cachorro pra África. Mas eu me enganei .

A Vanessa, dona da labradora Gau, estava pesquisando na internet informações sobre como viajar  com sua  cachorra para a África do Sul e encontrou o blog e  me enviou uma mensagem, eu respondi  e trocamos o  whats app pra gente conversar melhor. (eu faço a maior questão de ajudar, porque admiro quem tem essa atitude) E foi adicionando o numero dela do whats, que descobri que elas eram  de Barcelona, cidade onde eu  estava morando. Combinamos de nos conhecer pessoalmente e apresentar nossas filhotas. Conclusão da historia: Nini  e Gau se deram super bem e Nini deu  dicas sobre  a viagem para Cape Town. Agora Gau está morando na África, e  está aproveitando muito por lá!

 

Nini y Gau
Nini, eu, Gau e Vanessa, em Barcelona, o dia que nos conhecemos. A Gau é pretinha e ficou meio camuflada na foto, mas ela tá ali.

 

Viajando com a Nini para África do Sul para site
A espanhola Gau, viajando por terras Africanas.

 

 Exigências para a entrada de pets na  África do Sul

A primeira viagem internacional da Nini foi do Brasil para Barcelona, por isso, ela já  tinha os requisitos básicos para a viagem, que são: o micro chip e o exame  neutralizante da raiva. Essas são as primeiras exigências para cachorros que  viajam do Brasil. Leia mais aqui!

Mas eu sabia que  na  África do Sul  se aplicavam  outras regras e comecei  a minha  pesquisa na internet. Entre várias informações que encontrei, o documento  abaixo me pareceu o mais  completo e atualizado. Explica sobre a parte medica, exames, certificados, quarentena, transporte entre outros.

Docs Nini Africa do Sul 1
Documento de informação sobre a importação de cachorros e gatos para a África do Sul. Fonte: site do ministério da agricultura da África do Sul  www.nda.agric.za

Quarentena

Uma das primeiras informações que procurei  no documento foi sobre a quarentena.  No caso da Nini, como ela embarcou da Espanha, não foi necessário cumprir  quarentena ao chegar na África.  Para cachorros que embarcam do Brasil, há uma  quarentena  de 14 dias. Quando a gente fala em  quarentena, geralmente pensamos em 40 dias. Mas não tem nada a ver. A quarentena pode ser  de  14 dias à  6 meses, dependendo dos países.

Exames

Mesmo lendo e relendo esse documento, ainda tinha muitas duvidas, faltavam os exames, atestados e outros. Já estava quase me descabelando até  que um dia, eu encontrei Jesus. rs É serio! Procurei  um veterinário para me orientar  melhor e  o veterinário se chamava Jesus. Aquilo foi um sinal pra mim de que eu estava no caminho  e que tudo ia dar certo. hehe  Jesus me explicou melhor sobre os exames e me ajudou com os certificados de saúde também.

Para cachorros que viajam da Europa para a África, são necessários 4  tipos de exames:  1)Leishmaniose  2)Brucella Canis  3) Dirofilaria immitis   4) Babesia gibsoni

 

Docs Nini África do Sul 2

 

Transporte

 

Encaminhada  a parte medica, era  hora de ver o transporte: liguei em algumas companhias aéreas   e todas  me  informaram que a  compra da passagem  da Nini  deveria ser feita  através de um despachante. Na África do Sul, os animais entram pelo  sistema  de  importação – exportação. Ou seja, eu tinha que exportar a Nini da Espanha e importa-la na África do Sul,  como ‘carga declarada’.

Outro super detalhe é que não há voos diretos de Barcelona para Cape town e a  escala da Nini  foi em Amsterdã.Durante a escala uma equipe da companhia fica responsavel por dar agua e comida a ela e levar pra passear. Eu escolhi a KLM para a viagem da Nini, uma companhia holandesa que eu adoro e sempre fizeram um bom trabalho.

A  volta à Europa foi mais simples. A Nini viajou no porão do mesmo voo que eu, despachada como ‘bagagem extra’. Não é preciso nenhum exame, apenas o atestado de saúde do veterinário e do departamento de agricultura. Mas é importante checar as regras do país o qual você  pretende  regressar com seu dog,  após a passagem pela  África do Sul.

Atestado de Saúde emitido pelo  Departamento de Agricultura. Documento que libera a saída do cachorro da África do Sul.

 

 

13441878_10154251923602500_1434165593_o
Nini no aeroporto de Cape Town, se despedindo das tias Jéssica e Gabi.

Com tantas informações, pode parecer complicado, mas não é! Só que dá trabalho! Mas o retorno de saber que as  aventuras da  Nini pelo mundo  estão  incentivando  e colaborando  para que outras pessoas levem  seus filhos de quatro patas juntos em suas viagens , é um sinal de que estamos  no caminho certo!

Hoje a Nini está morando  no Brasil e a labradora  Gau na África do Sul, mas com certeza elas ainda irão se encontrar em algum lugar desse mundão!

Nini da dicas de CapeTown
A Gau nos enviou essa foto da praia Table View, em Capetown. De onde se vê a Table Mountain ao fundo.

 

DSCN0762
Nini na trilha da Table Moutain, em Cape Town, África do Sul

 

 

13445936_10154255695997500_222828474_o
Aquele tipo de foto que não precisa de legenda!rs

 

1443008335332
Amar é: dividir o lanche com a sua cachorra.

 

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *