Entrando na União Européia com Cachorro

VIAJANDO   DA  AFRICA  DO  SUL  PARA   A  ALEMANHA

uniao europeia com cachorro 1
Com 3 horas de antecedência ao voo, fazemos o check in: pesar a Nini e a casinha. O peso para transporte de cachorro como ‘bagagem’ não pode ultrapassar 25 kg. Passando desse peso, existe um outro procedimento.

Os dias que antecedem a viagem de avião rola sempre uma tensão. Aquela preocupação se vai dar tudo certo e tal, junto com tudo que tem que organizar. Ainda mais nessa última viagem, que não foi voo direto e teve conexão: foram 12 horas de Cape Town até Amsterdã (Holanda), 3 horas de espera para um vôo de 2 horas  até chegar em Hamburgo, na Alemanha. Durante todo o trajeto  eu não vejo a Nini e nem tenho noticias, só quando chego no meu destino final, na esteira onde pego as malas. Eu passo o voo todo com meu coração apertadinho e pensando nela lá no bagageiro: se estaria com frio, com sede, com medo. Apesar dos animais terem um cuidado todo especial, eles são transportados como carga  e vão  no mesmo compartimento de bagagem e também chegam junto com elas.

Desde que entrego a Nini no aeroporto até a hora de recebê-la, ela está aos cuidados da equipe da companhia aérea. Escolhi a KLM porque tinha o melhor preço para a minha passagem e sei que é uma das melhores para transporte de cachorro. A KLM cobra 200 dólares e fica responsável por, durante as horas de conexão, tirar o cachorro da gaiola para passear, dar água e comida. Maaas, mesmo com todos esses cuidados, na hora de entrega-la e me despedir sempre dou uma choradinha e ela também. Ela fica com o olhinho cheio de água, eu percebo! É foda!

uniao europeia com cachorro 2
Viajamos nesse avião. A Nini vai embaixo, naquele buraquinho ali. Ô dó do meu bebezinho!

PREPARATIVOS  PARA  A VIAGEM

O tempo que levei com os preparativos da Nini para a nossa volta a Europa foi de uma semana, desde a  minha primeira ida ao veterinário  até o dia viagem. Mas isso porque, eu mantenho a Nini atualizada com todas as vacinas; nenhuma em especial além das habituais, que damos em nossos cães anualmente. E também porque tenho  todos os certificados  exigidos pelo órgão internacional para a viagem  de cachorro. Isso já desde a minha primeira viagem:  o microchip instalado  e o atestado de anti raiva (você pode conferir nesse post aqui).Com todos esses pré requisitos em dia, fica mais fácil de organizar as viagens futuras.

Mesmo assim, são várias coisinhas para coordenar ao mesmo tempo: o primeiro passo é definir a data da viagem e comprar a sua passagem. Com a passagem comprada, enviar, com 48 horas de antecedência um e-mail para o departamento de carga da companhia aérea solicitando  um lugar  para o animal no mesmo voo que o seu.(atendimento online da KLM fornece  o e-mail).

Parenteses: Acho esse  método das companhias aéreas de atuar estranho. Primeiro você compra a sua passagem e depois solicita a reserva do cachorro faltando apenas 2 dias da viagem. Mas vai que não tem lugar pro seu cachorro?! Sempre tive essa dúvida e receio. E não foi que aconteceu comigo? Justo comigo (rs)

Comprei a passagem, enviei o e-mail, tudo direitinho, da maneira como fui orientada, aí recebo o retorno da KLM que a Nini NÃO poderia ir porque já havia um outro cachorro no mesmo voo. Genteee, eu gelei! Com tudo já organizado, atestados de saúde e certificados emitidos, passagem comprada e a Nini não poderia viajar. E outra, a própria KLM me recomendou uma empresa terceirizada que faz esse transporte só que o valor é praticamente uma outra passagem. No way.

Fui pedir ajuda a uma agência de turismo Travels Way  em Cape Town, no LifeStyle Mall (Se alguém precisar de uma agencia em Cape Town, pode ir nessa). Elas foram uma mãe pra mim. Comprei minha viagem ao Safari no Kruguer Park com essa agência  e fui extremamente bem atendida e fiquei amiga da Nik e da Ntha. Quando me vi nessa roubada, pensei nelas e fui lá na agência; sentamos e ficamos o dia inteiro entre ligações e e-mails para a KLM. O departamento de carga da Africa do Sul tinha que falar com o departamento do carga de Holanda e blá blá blá. Sei que foi uma novela de um dia inteiro até que finalmente recebermos a confirmação de que a Nini estava autorizada a ir no voo. Ufa, agradeci tanto, mas tanto! Dei selinho nelas, comprei lanche. Imagina eu, a louca! Miga sua loca!

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

O micro chip e o atestado de anti raiva são os mais importantes e a cartilha básica para quem pretende  viajar de avião com cachorro. Com isso ok e as vacinas em dia, fui no veterinário em Cape Town, que examinou a Nini e emitiu um atestado de saúde. Esse atestado de saúde tem validade de 5 dias. Com esse atestado fui no Departamento de Agricultura de Cape Town, orgão que emite o certificado internacional. Em Cape Town emitiram na mesma hora, e custou 25 reais. Mas tem cidades que emitem de um dia para o outro e não cobram nada, por exemplo, Barcelona.

uniao europeia com cachorro 3
Com todos os documentos e vacinas em dia, vou a um veterinário local que examina a Nini e emite o atestado de saúde.Com esse atestado, vou ao Departamento de Agricultura,o órgão que emite o certificado internacional.

No dia do voo, com todos os documentos e atestados na mão vamos para o aeroporto, faço o meu check in normalmente, peso minha mala e tenho que pesar a Nini e sua casinha. Feito isso, vou com ela ao local onde são despachadas as “cargas especiais” e entrego ela a equipe responsável. Dou um remedinho pra Nini dar uma acalmada e dormir nas primeiras horas do voo, pelo menos. O trajeto todo, entre a hora que entrego ela até encontra-la levou 20 horas.

uniao europeia com cachorro 4
Minha família linda foi levar a gente no aeroporto: Jéssica,Gabi e Nini, meus anjinhos, meus  amores.

Chegando na União Européia com Cachorro!

Cheguei em Hamburgo, meu destino final, fui correndo para a esteira das bagagens. Cheguei lá, ela ja tava lá me esperando,dentro da casinha, sã e salva. A KLM realmente faz um bom trabalho, vem um adesivo colado na casinha com a hora que ela saiu pra passear e bebeu água durante a conexão. E vi que eles colocaram jornal dentro da casinha porque ela tinha feito um xixizinho, mas tava tudo super perfeito. Abri a casinha, ela fica muito emocionada e eu também, claro. Ai veio uma veterinária alemã verificar os documentos da Nini e eu tremendo. Sei que faço tudo certinho, mas alemão é muuuuuito mais certinho do que eu. rs Mas sabe o que a veterinária alemã me falou?! Seus documentos estão perfeitos, parabéns. Sejam bem vindas a Alemanha!! Dei um selinho na veterinária também….hahaha (brincadeira).

Memórias de um verão em Cape Town 

uniao europeia com cachorro 5
Nini levando sua orelha para passear pelo Sea Point.

 

uniao europeia com cachorro 6
Eu esmagando a Nini em Llandudno Beach.

 

uniao europeia com cachorro 7
Nini quer participar de tudo,não perde uma! Parceira de todos!

 

uniao europeia com cachorro 8
Nini sendo Nini. Eu falo que é uma vira-lata maloqueira!

 

uniao europeia com cachorro 9
A Nini já é local da praia de Cliffton 2. Ela tem muitos amigos por lá.Com a Nini eu não passo desapercebida, nem que eu queira.Como é uma praia pequena, assim que entramos ela já sai correndo e procurando as pessoas que ela conhece. Ela é cagueta gente!! Tenho que tomar cuidado(rs).Na foto, ela com o tio Jonathan, que é modelo e namorado da Tereza,uma loira linda da Republica Tcheca. Fiz um shooting com ela especialmente para o site (coming soon).

 

uniao europeia com cachorro 10
Fazendo bagunça com o Pai.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *